O Passeio Volta à Ilha em Boipeba é a melhor forma de conhecer algumas praias, piscinas naturais e vilarejos da ilha.
A duração é de praticamente o dia todo, saindo da Praia Boca da Barra por volta das 09h30 e retornando apenas no final do dia, por volta das 17h/18h.
É um passeio muito agradável em uma lancha rápida, com várias paradas para banho, lanche, almoço e até degustação de ostras fresquinhas, para quem gosta, o que não é o meu caso rs.
Entretanto, a minha dica é se programar para fazer o volta à ilha na maré baixa, para aproveitar melhor as piscinas naturais. Consulte aqui a tábua das marés.
Neste artigo vou compartilhar a minha experiência e se valeu a pena ter feito.
1 – Piscinas Naturais de Moreré
A primeira parada do passeio é nas Piscinas Naturais de Moreré, com duração de uma hora. No entanto, não existiam mais piscinas, pois a maré já estava alta e os famosos peixinhos coloridos já tinham ido embora.
Por isso, a importância de escolher um dia que tenha maré baixa na parte da manhã. Mas sabemos que nem sempre isso é possível, como foi o meu caso.
Encontre hospedagem em Boipeba
As Piscinas Naturais de Moreré geralmente ficam lotadas, pois são paradas dos passeios de Boipeba e Morro de São Paulo, e eles se encontram no mesmo horário.
Nesse dia, até que não tinha música muito alta, coisa que infelizmente está se tornando comum em praias e passeios. Segundo o guia, a prefeitura tinha proibido.
Não sei se ainda permanece assim, mas isso foi uma das coisas que mais amei em Boipeba.
Infelizmente, sempre aparece um ou outro que descumpre a ordem, mas comparando com outros lugares, estava muito tranquilo à poluição sonora.
2 – Piscinas Naturais de Bainema
O próximo ponto foi nas Piscinas Naturais de Bainema. O local estava vazio, pois é parada somente dos passeios de Boipeba e, naturalmente, mais preservado também.
É um lugar bonito, porém, devido ao tempo nublado, não estava tão convidativo. Praticamente não saí da lancha.
Gostaria muito de ter conhecido a Praia de Bainema, mas não fomos até lá.
3 – Praia Ponta dos Castelhanos
Em seguida, fomos para a Praia Ponta dos Castelhanos. Gente, que lugar lindo! Pena que ficamos só por duas horas; queria ter ficado o dia todo por lá.
Além de ser uma praia maravilhosa, é onde têm os famosos pastéis de frutos do mar e o tradicional drink de cacau com biribiri.
Essa dupla é uma tradição da Praia dos Castelhanos. No entanto, os valores não são tabelados. Fui andando até o final da praia, nas últimas barracas, onde encontrei preços mais em conta.
O pastel de lagosta estava uma delícia e super recheado!
Leia também:
Ilha de Boipeba – Dicas do que fazer, onde ficar, como chegar…
4 – Cova da Onça
A penúltima parada foi na Cova da Onça, um vilarejo de pescadores, bem pequenininho e ponto para o almoço. Ouvi comentários que a comida é boa, mas como eu tinha lanchado na parada anterior, acabei não almoçando.
Devido à proximidade com os manguezais, a praia da Cova da Onça não é tão atrativa para banho. Então, o melhor a fazer é aproveitar a culinária, com pratos à base de frutos do mar, e a calmaria do lugar para relaxar um pouco.
E partimos para o próximo e último destino do passeio…
No caminho, passamos por um manguezal, onde atravessamos bem devagar com o barco desligado, para que pudéssemos ver com mais detalhes a riqueza da fauna e da flora local.
5 – Portal das Ostras
E chegamos na última parada, no Portal das Ostras. Esse é um lugar bem legal e diferente, onde tem um barco flutuante com bar, restaurante e produção de ostras. A iguaria é servida fresquinha, preparada na hora e de várias formas.
Aqui também podemos assistir a um lindo pôr do sol, mas como o tempo não estava dos melhores, o sol se escondeu.
Das poucas comidas que eu não gosto, uma delas é ostra. Mas, por teimosia, resolvi pedir umas gratinadas com queijo e orégano.
Até que consegui comer, pois sou uma boa mineira e amo queijo. No entanto, a conclusão é que continuo sem gostar, melhor comer queijo com café, rs.
Retornamos para Vila de Velha Boipeba já anoitecendo.
Vale a pena o Passeio Volta à Ilha em Boipeba?
O Passeio Volta à Ilha em Boipeba não é um passeio barato, principalmente em alta temporada. Porém, dura praticamente o dia todo e temos a oportunidade de conhecer lugares de acesso mais difícil.
No meu caso, eu não escolhi uma época muito boa para viajar. Tempo chuvoso na Bahia, e no dia do passeio estava nublado e a maré alta. Sendo assim, não aproveitei tanto, mas são coisas da natureza. Mesmo com esses contratempos, foi um dia muito prazeroso.
Sim, valeu a pena!
Quando eu retornar a Boipeba, pretendo fazê-lo novamente. Entretanto, quero escolher melhor a época e ficar de olho na tábua da maré, para aproveitar tudo que o lugar tem para oferecer. E essa é a minha dica para você também.
Leia também:
Ilha de Boipeba – Dicas do que fazer, onde ficar, como chegar…
0 Comentários