Se você pretende visitar Salvador, já coloque no seu roteiro este lugar para lá de especial! Seja para se hospedar ou apenas para curtir a noite baiana, o Rio Vermelho não pode ficar de fora.
A noite mais famosa e boêmia de Salvador acontece no bairro Rio Vermelho, onde estão localizados diversos bares, baladas e restaurantes da cidade.
Algumas praças e suas ruas de ligação são responsáveis por toda essa agitação noturna:
- Largo da Mariquita
- Largo de Santana
- Praça Brigadeiro Faria Rocha
- Vila Caramuru
Entretanto, é o Largo da Mariquita o local mais famoso e mais animado.
Largo da Mariquita
Uma mistura de ritmos regada pela alegria baiana, estou falando do Largo da Mariquita! É onde tanto os soteropolitanos quanto os turistas gostam de curtir a noite baiana.
Durante o dia, o lugar é bem pacato, mas ao entardecer ganha vida e se transforma em um ponto de encontro com diversão para toda a família.
A partir de quinta-feira, fica ainda mais animado, com diversos bares ao redor e músicas ao vivo para todos os gostos. Samba, reggae, axé, sertanejo… não será difícil encontrar a sua preferência.
Portanto, esse é o destino perfeito para quem gosta de uma vibe noturna. Mas também é um lugar que oferece diversão para todas as idades, incluindo apresentações culturais de artistas locais.
O Largo da Mariquita é o lugar ideal para quem quer saborear o acarajé mais tradicional de Salvador: o Acarajé da Cira.
No entanto, eu não poderia deixar de citar a Tapioca da Míria. Durante todos os dias em que fiquei hospedada no Rio Vermelho, meu jantar foi tapioca de carne seca com queijo, uma das melhores que já comi na vida.
Em frente ao Largo, encontra-se a Vila Caramuru, o antigo Mercado do peixe. Basta atravessar a avenida, e você já estará dentro de um complexo com restaurantes, bares e muita música.
Entretanto, não poderia deixar de citar também o Restaurante Dona Mariquita, pertinho do largo, com comida tradicional baiana que é simplesmente sensacional!
Além de um ótimo atendimento, tem um ambiente muito bem decorado, tornando-o muito mais agradável.
Hotéis no Rio Vermelho
Que tal se hospedar próximo ao Largo da Mariquita? Assim, você aproveitará melhor tudo que o lugar tem a oferecer.
O bairro Rio Vermelho é um dos melhores lugares para se hospedar em Salvador. Possui uma ampla rede hoteleira com os mais variados tipos de acomodações, desde os mais sofisticados até os mais econômicos, como os hostels, por exemplo.
Além disso, você terá fácil acesso a outras áreas, como o Pelourinho e a Barra. No entanto, para os viajantes que usam transporte local, há ônibus para vários lugares, incluindo a Praia do Itapoã e a Praia do Flamengo.
Aqui estão algumas indicações de hospedagens com ótima localização para você curtir a sua estadia na capital baiana. Mas fique à vontade para escolher outra opção, de acordo com o seu perfil de viajante e orçamento.
Para isso, basta acessar a plataforma Booking.com (clicando aqui), onde eu faço as minhas reservas e indico para os meus leitores.
Opções de hospedagens no Rio Vermelho
Ibis Salvador Rio Vermelho – Conforto e ótima localização, em frente à praia. Avaliação 8,0.
Novotel Salvador Rio Vermelho – Ótima estrutura e localização, quartos modernos, piscina, sauna e academia. Avaliação 8,3.
Mercure Salvador Rio Vermelho – Tranquilidade e conforto à beira-mar. Avaliação 8,3.
Pousada e Hostel Chez Marianne – Quartos privativos e compartilhados, com um ótimo custo-benefício. Avaliação 9,4.
Hotel Charme Fonte do Boi – Ótima localização, apenas 200 metros da Praia. Avaliação 8,6.
Hotel Pedra da Concha – Ambiente aconchegante, atendimento de excelência e ótima localização. Avaliação 7,6.
Encontre outras Hospedagens no Rio Vermelho – AQUI
Praias do Rio Vermelho
Praia do Buracão, Praia do Rio Vermelho e Praia da Paciência.
Apreciei apenas de longe; não cheguei a entrar em nenhuma delas, até porque não são as mais apropriadas para banho.
No entanto, a orla é linda e muito agradável para caminhar, andar de bike e assistir ao pôr do sol.
Em Salvador, há muitos lugares bonitos para apreciar um belo pôr do sol, e o Rio Vermelho é um deles.
Casa de Iemanjá
Para quem quiser conhecer melhor a cultura e tradições baianas, vale a pena visitar a Casa de Iemanjá, que também fica perto do Largo da Mariquita.
É um lugar simples, mas cheio de significados, onde podemos perceber a diversidade de Salvador. De um lado, a igreja católica, do outro, um espaço dedicado a Iemanjá.
É onde os soteropolitanos e os turistas vão depositar as suas preces, oferendas e conectar-se com sua espiritualidade.
Casa do Rio Vermelho
A Casa do Rio Vermelho, também conhecida como a Casa de Jorge Amado, é onde o autor morou com a sua esposa, também escritora, Zélia Gattai.
A casa se transformou em um museu para visitação, mantendo a estrutura original com seus objetos pessoais. Infelizmente, não tive tempo de conhecê-la, mas não tenho dúvidas de que vale muito a pena.
Não apenas para os amantes da literatura brasileira, mas para todos os brasileiros. Afinal, Jorge Amado foi um dos maiores escritores do Brasil.
Lugares como esse nos ajudam a reconhecer a riqueza da nossa cultura e a conhecer pessoas importantes que fizeram parte dela.
Contudo, além dessa, há outra casa em homenagem ao Jorge Amado, que fica no Pelourinho e chama-se Fundação Casa de Jorge Amado. Essa eu conheci e super indico.
Afinal, o Pelourinho é o principal ponto turístico de Salvador, não é? Então, não há desculpas; é só subir a calçada que você já estará dentro do espaço, onde toda a história de vida desse icônico escritor baiano é contada.
Eu falo da Fundação Casa de Jorge Amado neste artigo aqui: Pelourinho e Centro Histórico de Salvador – Principais atrações, dicas e roteiro.
Passeio de bicicleta
E para fechar com chave de ouro, que tal pedalar pela orla do Rio Vermelho? Esse foi aquele tipo de passeio que não havia planejado e foi sensacional.
No bairro, há vários pontos de locação de bicicletas e uma pista de ciclismo que se estende até o Farol da Barra.
Baixe o aplicativo do Itaú (Bike Itaú), se ainda não o tiver, e aproveite! Vai por mim, te garanto que essa aventura valerá a pena!
Seja você um turista em busca de um refúgio confortável ou alguém que deseja explorar a vida noturna e as tradições locais, o Rio Vermelho tem algo a oferecer para todos.
Leia também:
0 Comentários